Brincadeiras Folclóricas



Materiais utilizados: Garrafas pet, Cordas de nylon, Retalhos de EVA, Argolas reciclados, Caixas de fósforos, Palhas de milho, Bolas de meias, Elástico

Objetivo: Envolver os alunos com brincadeiras (no recreio), promovendo a  socialização e o resgate da cultura folclórica brasileira através de brinquedos confeccionados com materiais reutilizados e algumas brincadeiras.
 
 Hoje em dia é comum vermos crianças inseridas no meio tecnológico e seus brinquedos cada vez mais modernos, utilizados de maneira individual. Esta individualidade acaba afastando a criança não apenas de seus colegas, mas também da cultura social em que está inserido e do uso de brinquedos confeccionados por elas.

                    O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.

     Como meio de promover a socialização e resgatar a cultura folclórica brasileira que é riquíssima, as bolsistas do PIBID de Pedagogia da Escola Municipal. Belisário Pena, recriaram brinquedos típicos desta cultura com o uso de materiais reutilizados, resgatando brincadeiras e jogos da nossa cultura popular, que são de suma importância para o desenvolvimento físico da criança e desperta sua criatividade através da imaginação. 


     Brincadeiras como, Passa Anel, Que mês? Salada mista, O que é o que é entre outros, são importantes porque fazem com que hábitos e costumes sejam transmitidos na sociedade, mantendo as características e marcas de uma cultura, pois é através das crianças que se perpetuam as brincadeiras tradicionais, sendo, estas, preservadas e recriadas a cada nova geração. Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações.



Escrito e realizado por:



SUBBPROJETO – PEDAGOGIA
Escola Municipal Belisário Pena  – Capinzal SC
Coordenadora – Teresinha Pellicioli
Supervisora Bolsista: Sonia Lamb
Acadêmicas Bolsistas: Ana Caroline de Oliveira,  Andressa Almeida , Camilla M. A. Kirst , Daniela Techio , Danieli F. R. Mangolt

Nenhum comentário:

Postar um comentário