ATIVIDADE COM SLACKLINE



No dia 25 de junho de 2015 as pibidianas Anne Renise Guinami e Karen Bizotto juntamente com a professora Katiane Fraporti realizaram uma atividade com o Slackline que é um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima.
O slackline é um esporte indicado para todas as idades, mas devemos sempre ter muito cuidado quando trabalhado com crianças a partir dos 5 anos. Sua origem vem de escaladas onde os praticantes usavam como treino de equilíbrio para o corpo e para a mente.



            A atividade com o slackline foi feita durante o recreio monitorado com aproximadamente 50 alunos na parte da manhã e 60 alunos na parte da tarde, incluindo crianças do 1º ao 7º anos.
Muitos alunos ficaram admirados com esse esporte, pois ele é pouco conhecido por alguns, e outros ficaram só observando como era feito. Foi solicitado que os alunos que quisessem participar tirassem seus calçados e meias. Por serem iniciantes, a prática sem calçado é melhor e menos perigoso, pois enquanto andam na corda o calçado pode deslizar e os alunos correm o risco de se machucar.  
            As pibidianas deram explicações sobre o que é o slackline e orientaram sobre a atividade para que todos tivessem o conhecimento antes de praticar. Em seguida, era chamado um aluno por vez para subir sobre e fita, sendo que tiveram sempre o auxílio das pibidianas (segurando a mão do aluno para que ele não caísse). Dessa forma os alunos sentiam-se mais seguros ao realizar a travessia de um lado para o outro. Depois outro aluno era chamado e assim sucessivamente até que acabasse o recreio.
Como o intervalo é de 15 minutos e havia vários alunos querendo ter a vivência, nem todos puderam fazer a atividade na hora do intervalo. Alguns alunos apenas ficavam por perto observando, pois quando convidados a participar relatavam que estavam com medo, inseguros ou só queriam ficar observando naquele momento.
Esta mesma atividade foi também realizada nas aulas de Educação Física juntamente com os alunos do 1º e 2º anos matutino e vespertino. Todos adoraram o esporte e alguns relataram que já haviam visto o mesmo na TV, mas que nunca haviam tido a oportunidade de vivenciá-lo.
            O slackline além de ser muito divertido possui diversos benefícios físicos e mentais, como o equilíbrio, concentração, velocidade de reação, coordenação, entre outros. Sendo assim o slackline é uma atividade muito importante para o desenvolvimento integral da criança, pois contribui no aperfeiçoamento das habilidades motoras e no seu desenvolvimento cognitivo e intelectual.

Escrito e realizado por:

 

E.M.E.I.E.F MARECHAL ARTHUR DA COSTA E SILVA
COORDENADORA DO SUBPROJETO DE ED. FÍSICA (SÃO MIGUEL DO OESTE): Andrea Jaqueline Prates Ribeiro.
SUPERVISORA DE EDUCAÇAO FISICA: Katiane Fraporti
BOLSISTAS: Karen Bizotto e Anne Renise Guinami.




Nenhum comentário:

Postar um comentário