PIBID UNOESC LANÇA LIVRO ONLINE SOBRE VIVÊNCIAS PIBIDIANAS NA INICIAÇÃO DOCENTE



A Unoesc realizou nesta quarta-feira (10) o lançamento do livro online Relatos de experiências: vivências pibidianas na iniciação docente. O ato contou com a presença do pró-reitor de graduação da Unoesc, professor Ricardo Marcelo de Menezes, das organizadoras do livro, professoras Patrícia Aparecida Pedroso e Regina Oneda Mello, da acadêmica do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba e também pibidiana Rosana Carolina Lorenço da Rosa e representando as supervisoras das escolas, a professora Mirian Dolzan.
O livro apresenta os relatos de vivências pedagógicas desenvolvidas nos subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O programa da Capes, é desenvolvido na Unoesc desde 2010, numa parceria efetiva entre universidade e escolas de Educação Básica Pública, envolvendo os cursos de licenciatura da Instituição — Artes Visuais, Educação Física, História, Música e Pedagogia.
Segundo relatou a coordenadora de gestão da Unoesc e também organizadora do livro, professora Patrícia Aparecida Pedroso, essa publicação irá contribuir no aprendizado dos formandos da Unoesc, demonstrando a importância em aliar teoria e prática por meio do programa.
— O que os nossos alunos aprendem em sala de aula, estão levando para as escolas do ensino público. Através dos trabalhos apresentados, nos mostraram que as atividades desenvolvidas são de excelente qualidade sendo que, essas experiências, são fundamentais para nossos licenciandos e também para o ensino público em geral — comentou.
Através do programa, acadêmicos dos cursos de licenciatura da Unoesc se preparam para a docência. A pibidiana Rosana Carolina Lorenço da Rosa, da 5ª fase do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, comentou que a principal vantagem do Pibid é justamente a inserção no mercado de trabalho.
— Nós pibidianos temos muito a ganhar com esse programa que nos insere no mercado de trabalho, ou seja, nas escolas. Na Universidade aprendemos a teoria, mas é somente na prática que conseguimos efetivamente agregar os conhecimentos — falou a aluna.
A professora Mirian Dolzan que na oportunidade representou todos os supervisores dos subprojetos nas escolas, falou sobre a importância que o Pibid tem para a rede pública. Segundo ela, o trabalho desempenhado pelos alunos serve como motivação para os professores em atuação.
— As atividades desenvolvidas pelos bolsistas nos motiva e incentiva a sempre buscar mais conhecimento, pois aprendemos muito com eles. Assim, percebemos que o Pibid tem uma fundamental importância para o crescimento da educação em um todo — complementou.
Segundo os dirigentes da Unoesc, o objetivo é continuar fortalecendo o programa dentro da Universidade.  A prática, tem permitido a valorização do conhecimento pela investigação e compreensão do sistema educacional de escolas públicas. O pró-reitor de graduação da Unoesc, professor Ricardo Marcelo de Menezes, comentou inclusive, que as escolas estão procurando a Unoesc para aderir ao programa. Atualmente, são 242 bolsistas do Pibid na Universidade.
— A aceitação das escolas e o pedido de ampliação do programa é uma demonstração de sucesso. Para os nossos alunos trata-se de uma formação em serviço, além da contribuição financeira. É uma realidade que, ao longo do tempo, irá qualificar nosso ensino básico — enfatizou o pró-reitor.
O livro também contou com a participação do diretor de graduação da Unoesc Xanxerê, professor Claudio Luiz Orço, responsável pela elaboração do prefácio. Para ele, a publicação é essencial para a Unoesc apresentar à comunidade em geral, os resultados desse programa.
— O Pibid constitui uma importante maneira de estar envolvido com a comunidade escolar, oportunizando aos acadêmicos refletirem sobre a teoria a partir da prática na escola. Nesse sentido, a divulgação dos resultados fortalece essa relação com as escolas, que se tornam presentes no próprio processo de formação dos acadêmicos — finalizou.
Outras publicações programadas  
A também organizadora do livro e coordenadora institucional da Unoesc, professora Regina Oneda Mello, comentou que outras publicações sobre os trabalhos desenvolvidos no Pibid estão programadas. Uma delas, diz respeito às experiências por meio de jogos pedagógicos, desenvolvidos e utilizados nos subprojetos do programa. Outra publicação será uma edição especial da revista Unoesc&Ciência, com artigos científicos a partir de reflexões também vivenciadas nos diferentes projetos do Pibid.
— Esses livros são, na verdade, a concretização da formação docente. Um dos objetivos do Pibid é ajudar o aluno a desenvolver uma intervenção, a pensar, planejar, executar, e a partir disso, produzir conhecimento — disse a professora.
O livro online está disponível para visualização no site da Unoesc. Os interessados em efetuar a impressão dele, podem encontrá-lo também em alta resolução.
LIVRO:

 http://pibid.unoesc.edu.br/admin/arquivos_publicacoes/Livro%20PIBID%20corrigido.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário