Alimentação Saudável.


Objetivo Geral: Proporcionar vivências educativas, por meio da temática alimentação saudável.

Objetivos específicos
- Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada;
- Proporcionar momentos de reflexão sobre seus próprios hábitos alimentares;
- Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.

Nesta atividade participaram 18 crianças.
Começo a atividade, com uma história “A nova versão da Chapeuzinho Vermelho”, que na história com um capuz vermelho interage com as crianças perguntando: Doce é um alimento saudável? Além do mais a vovó está precisando comer mais vitaminas, proteínas, nutrientes, então vou fazer uma surpresa que tal eu levar um alimento diferente, nossa quanta coisa aqui no chão. (recolhe frutas que estão espalhadas pelo chão). Paro em frente às crianças é digo: Quanta criança, pensando bem a casa da vovó é tão longe. Vou ficar aqui com vocês, posso? Mas o que vamos fazer com essas frutas? Ouvi sugestões das crianças. E que tal fazermos uma deliciosa salada de fruta? As crianças estavam sentadas em roda, e me sento no chão com elas, para ouvir um pouco sobre suas alimentações, várias crianças falaram umas até disseram que comem frutas todos os dias, que a mãe prepara suco natural.






Em seguida dividi a turma em dois grupos, meninas e meninos, antes saíram todos lavar as mãos.  Contamos, juntos, as frutas e escrevi no quadro o nome e a quantia de frutas. Entreguei uma faca descartável, e cada grupo ajudou a cortar as frutas, algumas eu descasquei e elas picavam. Pronta a salada de fruta, guardamos na geladeira, para saborear depois do recreio, todos participaram da organização da sala de aula. Nos lugares e a sala limpa, solicitei que as crianças copiassem no caderno o que tinha escrito no quadro e ao lado de cada escrita ilustrasse a quantia de frutas correspondente, fazendo assim a interdisciplinaridade das disciplinas. Em seguida entreguei um pequeno texto sobre os Alimentos Naturais e Industrializados, feito a leitura expliquei o que são esses alimentos.
 

É ao fazer junto, ao colaborar em tarefas, ao decidir em conjunto com outras pessoas mais experientes, que as crianças aprendem. Portando, no convívio, nas relações e iniciativas que realizam, elas vão constituindo seus próprios percursos formativos, ou seja, criam seus caminhos dentro de uma cultura, aprendendo a se desenvolver com autonomia (BARBOSA, 2009, p. 28).

Depois do recreio e com as mãos já limpas comemos a salada de fruta, a qual eles estavam ansiosos para saborear, e orgulhosos de terem feito. 


No outro dia lembramos o que tínhamos feito no dia anterior e expliquei que iríamos fazer um cartaz com a divisão dos alimentos, Naturais e Industrializados, entreguei revistas e folderde mercado, para que buscassem imagens dos alimentos. Cada criança colou seus alimentos no cartaz, ela mesmo fazendo a separação, auxiliei no que foi necessário. Feito o cartaz expliquei novamente sobre os alimentos, Naturais e Industrializados, e que foi mais fácil para eles acharem alimentos industrializados.




REFERÊNCIAS

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Práticas Cotidianas na educação Infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC, 2009.  

EVANGELISTA, José. Alimentos um estudo abrangente. São Paulo. Atheneu, 2005.





  

SUBPROJETO PEDAGOGIA- UNOESC- SÃO MIGUEL DO OESTE - SC.
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Juscelino Kubitscheck de Oliveira. Bairro: Estrela – São Miguel do Oeste- SC
Coordenadora do Subprojeto Pedagogia: Giovana Maria Di Domenico Silva
Supervisora: Sirlei Fátima Werlang Golfetto.
Bolsista: Chaiane Domerasky da Rocha.
Professora regente: Dilva Balbinot.
Turma: 2º Ano Vespertino.
Atividades desenvolvidas: Contação de história, salada de fruta, leitura do texto, e cartaz com separação dos alimentos.







 

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