JOGO DA VELHA MATEMÁTICO



A atividade realizada - O Jogo da Velha Matemático - teve como objetivo oportunizar às crianças vivências que proporcionem a aprendizagem de forma prazerosa e educativa por meio dos jogos. Através do jogo da velha podemos explorar diversos assuntos como: adição, subtração, divisão, multiplicação, frações, desafios e outros.
Para iniciar a confecção do jogo foi necessário utilizar 2 metros de TNT colorido como base, 1 EVA preto para fazer quatro tiras e colar no TNT dando forma ao jogo, 1 EVA amarelo para recortar as bolinhas e 1 EVA azul para recortar os X, 1 dado e 9 envelopes de folhas de ofício, com uma pergunta e uma resposta em cada envelope.
Para a realização do jogo foi dividido a turma em grupos de 5 componentes, sendo 2 duplas de jogadores e 1 coordenador. No chão foi colocado o jogo já confeccionado, o coordenador distribui os envelopes que contém os números em cima de 1 à 9, joga o dado para ver qual a dupla que inicia a jogada, podendo escolher as bolinhas ou os X. A dupla escolhe o número que está nos envelopes e o coordenador do grupo é quem pega o envelope que contém a pergunta e a resposta, se a dupla acerta coloca a peça que escolheu antes do jogo, ou seja, a bolinha ou o x, se a dupla não acerta coloca a peça do adversário. Ganha o jogo quem tem maior número de peças.
Esta proposta foi desenvolvida no primeiro semestre de 2015, pensada a partir das dificuldades de aprendizagem encontradas em sala de aula, em relação a matemática, afim de influenciar professores e alunos a pensar nos jogos como estratégias de ensino e de criação de novos contextos significativos de aprendizagem.
A construção do jogo da velha matemático permitiu que os alunos se apropriassem de novos conhecimentos e entendimentos que muitas vezes não são compreendidos em sala de aula. O desenvolvimento deste jogo trouxe resultados positivos nas relações entre os alunos, auxiliando de forma significativa no processo educativo, enriquecendo e facilitando a aprendizagem de vários conceitos.




SUBPROJETO PEDAGOGIA -  UNOESC - SÃO MIGUEL DO OESTE - SC
SÃO MIGUEL DO OESTE – SC
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO PEDRO VICARI
COORDENADORA DO SUBPROJETO PEDAGOGIA: GIOVANA MARIA DI DOMENICO SILVA
SUPERVISORA: DULCE FALAVIGNA
BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: ADRIANA CRISTINA SCAIN PINTO



Nenhum comentário:

Postar um comentário