SUBPROJETO PEDAGOGIA- UNOESC-SÃO MIGUEL DO OESTE-SC
ESCOLA MUNICIPAL E.I.E.F.
ATTÍLIO LUIZ CALZA
SÃO MIGUEL DO OESTE - SC
COORDENADORA DO SUBPROJETO PEDAGOGIA: GIOVANA MARIA DI
DOMENICO DA SILVA
SUPERVISORA: CELOÍ T. VICHROSKI
BOLSISTA DE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: FERNANDA LUIZA SCHOENBERGER
TURMA: 2º ANO
MATERIAL UTILIZADO: cartolina, canetão, papel A4, E.V.A., palavras e letras móveis,
papel paraná e micro ondulado , desenhos de personagens e de um mesmo campo
semântico.
PARTICIPANTES: Educandos do segundo ano
OBJETIVOS:
·
Garantir
que as crianças escrevam frases e textos mais significativos, utilizando os
jogos como recurso didático no processo ensino-aprendizagem, tendo como foco a
alfabetização.
DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS:
Os jogos possibilitam uma aprendizagem significativa para o
desenvolvimento da leitura e escrita. Portanto precisamos perceber a escola
como um espaço para as crianças vivenciarem a ludicidade como meio para desenvolverem
a atenção, o raciocínio e a criatividade.
Segundo Kishimoto (2001), existe uma diferença do brinquedo para o
material pedagógico baseado na natureza dos objetivos da ação educativa,
apresentando seu interesse sobre o jogo pedagógico, quando afirma:
Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos
simbólicos dispostos intencionalmente, à função pedagógica subsidia o
desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, qualquer jogo empregado na
escola, desde que respeite a natureza do ato lúdico, apresenta caráter
educativo e pode receber também a denominação geral de jogo educativo (KISHIMOTO,
2001, p.83).
Diante dessas afirmativas foram desenvolvidos jogos, com o objetivo de
proporcionar de forma lúdica e prazerosa a aprendizagem das crianças, deste
modo melhorando a construção de palavras, frases e textos, desenvolvendo a
criatividade, raciocínio e a interpretação de imagens. Essa atividade
foi desenvolvida levando em consideração as etapas de alfabetização das
crianças.
Os jogos foram elaborados para auxiliar na alfabetização dos educandos
com o propósito de melhorar a leitura e a escrita. Confeccionamos fichas com imagens e palavras,
formando um tabuleiro para a
elaboração de frases e textos. Ao puxar as setas mudavam-se as imagens e
palavras, sendo que com os três elementos as crianças escreviam frases. De
acordo com a hipótese de leitura e escrita das crianças, elas trabalhavam
individual, em duplas ou pequenos grupos.
Outro jogo elaborado foi a cruzadinha
móvel envolvendo diversos temas (campo semântico), como: personagem de
contos de fada, tipos de roupas, doces, animais, insetos, material escolar
entre outros. Cada criança, dupla ou grupo recebia uma cruzadinha e letras
móveis e a partir das imagens coladas na cruzadinha tinham o desafio de encaixar
as letras nos espaços para formar as palavras. De acordo com a hipótese de
escrita das crianças, elas recebiam banco de dados para encontrar as palavras e
montar, recebiam as letras móveis necessárias ou recebiam a mais. Tendo a
cruzadinha formada poderiam escrever frases e textos envolvendo o tema da
cruzadinha que receberam, dessa forma auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, melhorando a leitura e escrita.
Com os dados, as crianças também desenvolveram muitas
atividades de leitura e escrita. Em
grupos ou duplas, lançavam os dados que em suas faces tinham gravuras de
personagens. Com o personagem da face virada para cima, deveriam desenvolver atividades
como: escrever o nome do personagem e da história que faz parte usando letras móveis, escrever o nome de outros
personagens que fazem parte da história, escrever início ou meio ou final da
história, criar ações diferentes das da história para o personagem, escrever um
final diferente para a história do personagem, jogar dados diferentes (por exemplo, 3 dados) e
escrever uma história envolvendo os três
personagens ...
A partir dos jogos percebemos que
as crianças conseguem internalizar o conhecimento de forma mais ampla,
desenvolvendo o relacionamento com os colegas, onde um aprende com o outro e
salientamos também a importância das possibilidades que os jogos trazem para
oportunizar atividades diversificadas de acordo com a hipótese de escrita dos
alunos, para que possam avançar no processo.
Diante disso percebemos que na
coletividade, o processo de ensino-aprendizagem acontece de forma mais eficaz.
As crianças aprenderam com mais
facilidade, desse modo podemos concluir que cabe ao professor criar um ambiente
que reúna elementos motivadores em que a criança sinta prazer na realização de
atividades.
REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, Tizuko,
Morchida. Jogo, brinquedo,
brincadeira e a educação. Cortez
editora. 5 ed São Paulo, 2001.
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