JOGOS ALFABÉTICOS PARA SISTEMATIZAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.



SUBPROJETO PEDAGOGIA- UNOESC-SÃO MIGUEL DO OESTE-SC
ESCOLA MUNICIPAL E.I.E.F. ATTÍLIO LUIZ CALZA
SÃO MIGUEL DO OESTE - SC
COORDENADORA DO SUBPROJETO PEDAGOGIA: GIOVANA MARIA DI DOMENICO DA SILVA
SUPERVISORA: CELOÍ T. VICHROSKI
BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: FERNANDA LUIZA SCHOENBERGER
TURMA: 2º ANO
                                  

MATERIAL UTILIZADO: cartolina, canetão, papel A4, E.V.A., palavras e letras móveis, papel paraná e micro ondulado , desenhos de personagens e de um mesmo campo semântico.  

PARTICIPANTES: Educandos do segundo ano
OBJETIVOS: 
·         Garantir que as crianças escrevam frases e textos mais significativos, utilizando os jogos como recurso didático no processo ensino-aprendizagem, tendo como foco a alfabetização.   

DESENVOLVIMENTO  DOS JOGOS:

Os jogos possibilitam uma aprendizagem significativa para o desenvolvimento da leitura e escrita. Portanto precisamos perceber a escola como um espaço para as crianças vivenciarem a ludicidade como meio para desenvolverem a atenção, o raciocínio e a criatividade.



Segundo Kishimoto (2001), existe uma diferença do brinquedo para o material pedagógico baseado na natureza dos objetivos da ação educativa, apresentando seu interesse sobre o jogo pedagógico, quando afirma:

Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, à função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, qualquer jogo empregado na escola, desde que respeite a natureza do ato lúdico, apresenta caráter educativo e pode receber também a denominação geral de jogo educativo (KISHIMOTO, 2001, p.83).


Diante dessas afirmativas foram desenvolvidos jogos, com o objetivo de proporcionar de forma lúdica e prazerosa a aprendizagem das crianças, deste modo melhorando a construção de palavras, frases e textos, desenvolvendo a criatividade,  raciocínio  e a interpretação de imagens. Essa atividade foi desenvolvida levando em consideração as etapas de alfabetização das crianças.

Os jogos foram elaborados para auxiliar na alfabetização dos educandos com o propósito de melhorar a leitura e a escrita.  Confeccionamos fichas com imagens e palavras, formando um tabuleiro para a elaboração de frases e textos. Ao puxar as setas mudavam-se as imagens e palavras, sendo que com os três elementos as crianças escreviam frases. De acordo com a hipótese de leitura e escrita das crianças, elas trabalhavam individual, em duplas ou pequenos grupos.

Outro jogo elaborado foi a cruzadinha móvel envolvendo diversos temas (campo semântico), como: personagem de contos de fada, tipos de roupas, doces, animais, insetos, material escolar entre outros. Cada criança, dupla ou grupo recebia uma cruzadinha e letras móveis e a partir das imagens coladas na cruzadinha tinham o desafio de encaixar as letras nos espaços para formar as palavras. De acordo com a hipótese de escrita das crianças, elas recebiam banco de dados para encontrar as palavras e montar, recebiam as letras móveis necessárias ou recebiam a mais. Tendo a cruzadinha formada poderiam escrever frases e textos envolvendo o tema da cruzadinha que receberam, dessa forma auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, melhorando a leitura e escrita.

 Com os dados, as crianças também desenvolveram muitas atividades  de leitura e escrita. Em grupos ou duplas, lançavam os dados que em suas faces tinham gravuras de personagens. Com o personagem da face virada para cima, deveriam desenvolver atividades como: escrever o nome do personagem e da história que  faz parte usando  letras móveis, escrever o nome de outros personagens que fazem parte da história, escrever início ou meio ou final da história, criar ações diferentes das da história para o personagem, escrever um final diferente para a história do personagem, jogar  dados diferentes (por exemplo, 3 dados) e escrever uma história envolvendo os  três   personagens ...

A partir dos jogos percebemos que as crianças conseguem internalizar o conhecimento de forma mais ampla, desenvolvendo o relacionamento com os colegas, onde um aprende com o outro e salientamos também a importância das possibilidades que os jogos trazem para oportunizar atividades diversificadas de acordo com a hipótese de escrita dos alunos, para que possam avançar no processo.
Diante disso percebemos que na coletividade, o processo de ensino-aprendizagem acontece de forma mais eficaz.
As crianças aprenderam com mais facilidade, desse modo podemos concluir que cabe ao professor criar um ambiente que reúna elementos motivadores em que a criança sinta prazer na realização de atividades.


REFERÊNCIAS

KISHIMOTO, Tizuko, Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora. 5 ed São Paulo, 2001.








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