PROGRAMA INSTITUCIONAL
DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA - PIBID
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
Campus: São Miguel do Oeste –SC
Subprojeto: Pedagogia
Coordenadora: Giovana Maria Di Domenico Silva
Supervisora: Sirlei Fátima Werlang Golfetto
Bolsista de Iniciação à Docência: Eduarda Deitos
Escola: E.M.E.I.E.F. Juscelino Kubistcheck de Oliveira
Turma: 1º ano
Data da aplicação: Início de maio
Sabemos
que as letras e seus sons são
a base das palavras que lemos. Para ensinar uma criança as letras e seus sons, é preciso dar
significado a elas fazendo com que as crianças/alunos as reconheçam e
identifiquem. Esse reconhecimento de letras e os seus sons podem ser
ensinados de formas diferentes e lúdicas, logo que a criança mostra interesse
em letras e sons. Com isso, podemos citar o trabalho com músicas e cantigas
infantis que traz muito prazer para as crianças. A ação musical deve induzir
comportamentos motores, que direcionam as atividades lúdicas de alfabetização,
facilitando a compreensão e associação dos códigos linguísticos, gerando uma
construção do saber.
Outro
método utilizado no processo de alfabetização é a reescrita de cantigas. O
trabalho com reescrita é fundamental para o início do desenvolvimento do ensino
da produção de texto, pois parte de textos já conhecidos pelos alunos. Dessa
forma, a uma maior preocupação com a linguagem escrita e não com a criação.
Relataremos
o desenvolvimento de uma atividade que foi continuação do trabalho da
professora titular da turma, a qual vinha trabalhando com a grafia e o som da
letra B, através de uma cantiga infantil chamada “Borboletinha”. Realizamos atividades
lúdicas que desenvolvem a coordenação motora, a leitura e a escrita dos alunos.
Objetivos:
·
Proporcionar momentos de observação, reflexão e
compreensão sobre o processo de leitura e reescrita de uma cantiga de memória.
·
Compreender que a escrita tem relação com a
fala.
·
Desafiar os educandos para realizar a reescrita
da cantiga.
·
Compreender o processo de leitura e escrita
através da ludicidade.
Passo a passo:
·
Inicialmente lemos e cantamos a música/cantiga
borboletinha;
·
Confeccionamos as asas da borboleta em dupla
utilizando papel crepom colorido, tesoura, cola e folhas brancas. Depois foi realizada
a exposição dos trabalhos em um mural da escola.
·
Os alunos sentaram em duplas para a realização da
reescrita da cantiga, onde um aluno ditou a música para o outro escrever e
assim, vice-versa. Utilizamos para realizar
esta atividade folhas A3, lápis de escrever e borrachas.
Avaliação:
As crianças realizaram a atividade com alegria,
pois já conheciam a cantiga utilizada. Adoraram cantá-la, fazer a reescrita e a
confecção das borboletas em duplas, pois isso facilitou a realização das
atividades, fazendo com que se tornasse algo lúdico, divertido. Com a atividade
da confecção das borboletas, percebemos que muitos alunos possuem dificuldades
com a coordenação motora fina e, que é preciso trabalhar mais isso com eles.
Também notamos algumas dificuldades na elaboração da reescrita em alguns alunos
que, também terão que ser trabalhados para que haja um melhor desenvolvimento
na escrita de cada um.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário