SUBPROJETO PEDAGOGIA-
UNOESC-SÃO MIGUEL DO OESTE-SC
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL ATTÍLIO LUIZ CALZA
SÃO MIGUEL DO
OESTE - SC
COORDENADORA DO SUBPROJETO
PEDAGOGIA: GIOVANA MARIA DI DOMENICO DA SILVA
SUPERVISORA: CELOÍ T. VICHROSKI
BOLSISTAS : ANA
PAULA OSWALD E GABRIELA DILKIN
TURMAS: 2º ANO E 4º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
A experiência é um
método de ensino que permite aos educandos uma compreensão mais abrangente do
estudo que está sendo realizado, oferecendo condições de criarem hipóteses e
verificarem se estas realmente são verdadeiras.
Nesta atividade o
objetivo das professoras e pibidianas foi permitir o contato das crianças com a
ciência, despertando as indagações, questionamentos e criação de hipóteses nas
ações, fazendo com que elas compreendam que o mundo não é organizado em
verdades absolutas e sim sobre hipóteses e mudanças contínuas.
Devemos
ensinar a criança a pensar e refletir sobre as questões do mundo, de modo que ele
mesmo possa construir sua ideia acerca de determinado assunto. É aí, que a
escola tem um papel fundamental, pois a escola ideal deve ser pensada como uma
instituição na qual exista um encorajamento da curiosidade da criança,
despertando nela diferentes formas de ver a ciência. (GADÉIA; DORN; S/A; p.
116)
A atividade foi
realizada na Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Attílio Luiz Calza
com alunos de 2º ano e 4º ano. O conteúdo em foco na sala de aula era a água,
seus usos e o ciclo. As experiências realizadas foram: a construção de um
filtro de água e demonstração de como a água das chuvas pode causar a erosão do
solo. Primeiramente fizemos uma investigação dos materiais necessários e de
quem poderia trazer. Os educandos se mostraram muito interessados para realizar
as experiências, e verdadeiros cientistas, colaboraram desde trazer materiais,
ao recolhimento e organização do espaço da sala para os trabalhos em grupo.
Os
materiais que utilizamos foram: a) Para o filtro: embalagens PET de
refrigerante, algodão, areia, terra, pedras de vários tamanhos e folhas. Cortamos uma das embalagens ao meio, sendo
que naquela que estava a ponta do litro colocamos um pouco de algodão, as
pedras menores, depois as maiores e em cima a areia. Então colocamos esta parte
em cima da outra que cortamos. Em outra embalagem colocamos água, terra e
folhas. Seguimos derramando a água suja
sobre a outra parte. As crianças ficaram encantadas em perceber como a água saia
limpa. Então a professora explicou sobre a ação dos materiais que faziam parte
do filtro.
b) Para a demonstração da erosão do solo pela água das chuvas: usamos uma bandeja de isopor, uma forma, terra e uma embalagem PET de refrigerante com água. Os grupos iniciaram colocando a bandeja de isopor sobre a forma. Na bandeja de isopor colocaram a terra em forma de montanha. Derramaram a água do litro sobre a terra (como se fosse a chuva). Ficaram surpresos em perceber o que acontecia. Com perguntas feitas pela professora, os próprios alunos concluíram porque acontecia a erosão.
O uso de experiências para ensino/compreensão de determinados assuntos
permite a criança a reformulação do pensamento e conhecimento que ela possui
sobre o tema. Com a participação das crianças na realização das experiências a
autonomia é trabalhada e, também, os conteúdos, de forma mais significativa e
prática, facilitando a compreensão.
As experiências abriram espaço para mais discussões sobre o conteúdo, na
qual as crianças expuseram suas opiniões e conclusões.
REFERÊNCIAS:
GADÉIA, Sirlley Jackelline Silva; DORN, Rejane
Cristina. Alfabetização Científica: Pensando na Aprendizagem de Ciências nas
Séries Iniciais através de Atividades Experimentais. S/A. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID136/v6_n1_a2011.pdf
Acesso dia: 19/07/2016
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