Segundo
(Baseggio, 2011, apud Coneglian; Silva, 2013) acredita-se que o futsal surgiu
das peladas de várzea que começaram a ser adaptadas às quadras de basquete e
pequenos salões na década de 30 no Uruguai. No Brasil foi introduzida através
da Associação Cristã de Moços (A.C.M.), em São Paulo entre os anos de 1948/49,
a dedicação foi tanta que logo conseguiu o reconhecimento popular e tornou-se
um esporte oficial. Nas décadas de 60 e 70, o Futsal começou a ser
regulamentado e ganhar o continente. Por fim, criou-se então a Federação
Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), no Rio de Janeiro, hoje funcionando
dentro da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
A prática das atividades físicas na Educação
Física escolar favorece aspectos como melhora dos processos mentais, a
integração do indivíduo ao grupo, autoconhecimento, percepção corporal,
temporal e espacial, domínio das habilidades e destrezas físicas entre outros.
Os principais objetivos da Educação Física é o
despertar para o prazer de aprender a aprender; Potencializar a capacidade de
criar e recriar situações de aprendizagem; ampliar a capacidade de comunicação;
Prevenir dificuldades relacionais, emocionais, motoras e de aprendizagem;
Incentivar a autoestima e facilitar a socialização; Prevenir dificuldades
relacionais de desenvolvimento e de aprendizagem; Exercer uma prática
terapêutica no caso de dificuldades relacionais de desenvolvimento e de
aprendizagem já instalados; oportunizar uma estruturação mais saudável da
personalidade; Estimular posturas positivas frente a si, ao outro e ao mundo
(SANTOS, 2007, p.9).
Dentre a infinidade de ambientes que as
crianças aproveitam para suas práticas esportivas, o espaço escolar é o mais
utilizado pelos alunos, nas mais diversas atividades, para suas brincadeiras,
conversas ou jogos em geral. Muitos alunos usam esses espaços para praticarem
esportes, a exemplo de jogar bola em dupla, jogar bola com o tamanho da trave
reduzida e sem goleiro, entre outros. Por inúmeras vezes, os alunos, no auge da
sua criatividade, improvisam bolinhas de papel para fazerem uso nos corredores,
pátios, e até mesmo nas salas de aula, com a finalidade de “brincar de bola”
nestes espaços, desta forma eles se utilizam do esporte e de suas
características dentro da escola, que são institucionalizados para a prática
esportiva. (SANTANA,
2006, p. 01).
Os
valores alcançados através do jogo esportivo, como a interiorização das regras,
a colaboração, a aceitação da autoridade, a disciplina, a iniciativa e a
superação de si mesmo, configuram uma constelação de condutas positivas,
construtivas e integradoras, que se encontram presentes no sistema de valores
que cada um assume para si mesmo e com sua maneira de viver (BASEGGIO, 2011,
p.6).
Sabemos
que boa parte do sucesso quanto de aprendizado do futsal tem a ver com a
participação do aluno na aula, isto é, com a quantidade de gestos/ações que ele
realiza em aula. Isso é alcançado mediante alguns procedimentos. Portanto, o
procedimento de racionalizar a aula se refere a torná-la eficiente, econômica,
sem desperdícios (de tempo, de espaço). Para tanto, o professor deverá
controlar o número de alunos, o material e o espaço disponível, o tempo
destinado à atividade. Deve coordená-los de modo que todos os alunos tenham a
oportunidade de participar da aula generosamente. (SANTANA, 2006, p. 01).
De
acordo com o autor acima no futsal atual, das aulas de Educação Física até o
nível mais elevado desta modalidade, que é o alto rendimento, são utilizados
pelos professores e treinadores os jogos de inteligência. Esses jogos são
constantemente empregados para simular algo que venha acontecer durante um jogo
de futsal, a exemplo, superioridade numérica, passes rápidos, entre outros. Mas
essas atividades são principalmente utilizadas para melhorar a aprendizagem
motora, aprendizagem cognitiva / afetiva e principalmente as capacidades
coordenativas dos alunos.
Contudo,
não se pode deixar de ressaltar que devemos respeitar as faixas etárias dos
alunos, pois cada idade tem seu desenvolvimento e deve-se procurar provocar
nesses alunos o interesse em pensar antes de agir, sempre respeitando as
características próprias de sua idade. “O interessante é perceber que quem
pensa sobre o que fez ou fará poderá fazer melhor. Não basta praticar é preciso
pensar.” (SANTANA, 2002, p. 02).
De
acordo com o autor acima sempre devemos proporcionar atividades para tornar o
aprendizado do aluno cada vez mais produtivo e efetivo, devemos usar o recurso
das atividades lúdicas, o que vai fazer com que os alunos aprendam se
divertindo e brincando com as atividades. Esse é um recurso muito importante
que deve ser usado dentro das aulas de futsal, fazer com que o aluno tenha um
carinho especial pela atividade e pelo brinquedo utilizado durante o jogo.
Dessa
forma com essas atividades lúdicas, o professor faz com que os alunos interajam
com os brinquedos que são utilizados nas aulas como: bolas, cones, linhas da
quadra, bambolês, trave, entre outros, tudo isso permeando as aulas de futsal e
se utilizado do lúdico como uma grande ferramenta na construção de todo o
processo de desenvolvimento dos alunos.
Portando,
as atividades lúdicas deveriam permear o ensino do futsal porque despertam o
interesse da criança, inaugurando uma relação afetiva intensa, que, por sua
vez, desencadeará a estimada vontade de conhecer, que exigirá, do sujeito,
realizar ajustes (adaptações), que culminará em conhecimento, isto é, em novo
patamar de conhecimento. (SANTANA, 2011, p. 02).
Referências
BASEGGIO, T.S.
Oficinas sócio-educativas de futsal como ações complementares no processo
educacional. Ebookbrowse, 2011.
SANTOS, J.P.G. A
importância da Educação Física no desenvolvimento da psicomotricidade.
[Monografia]. Rio de Janeiro, 2007.
SANTANA, Wilton
Carlos. Aulas Eficientes. Londrina, dez. 2006. Disponível em
http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciacao.aspx?id=79. Acesso em 18
de novembro de 2012.
______.
Treinamento e criatividade. Londrina, set. 2009. Disponível em
http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciacao.aspx?id=63. Acesso em 18
de novembro de 2012.
______. 15 dicas pedagógicas para ensinar
futsal. Londrina, out. 2007. Disponível em
http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciacao.aspx?id=72. Acesso em 18
de novembro de 2012.
______. A relação com a bola. Londrina, abr.
2007. Disponível em http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciacao.aspx?id=75.
Acesso em 18 de novembro de 2012.
Escrito e construído por:
Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC
Curso
– Educação Física / Licenciatura
Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Attílio Luiz Calza
Professora
Supervisora: Dalvana Gallina
Coordenadora
do Subprojeto: Andrea Jaqueline Prates Ribeiro
Pibidiana:
Elis Carla Guerra
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