A criança quando é inserida na
Educação Infantil obtém diversas oportunidades de ampliar seus conhecimentos.
Podendo vivenciar aprendizagens inéditas, favorecendo assim o seu universo. Desenvolvendo
novas relações e atitudes, novas maneiras de comunicação, limites e regras a
serem obedecidas por ela. Além de incluir um grande conjunto de valores
culturais e morais que a ajudará na sua formação como ser humano.
Portanto no decorrer do 2º e
3º Trimestre do ano de 2015, foi trabalhado com os alunos da escola alguns
jogos e brincadeiras como, por exemplo, bandeirinha invertida, basquete
bandeirinha, caçador, jogo da velha no basquetebol, o jogo do bingo em sala de
aula, entre outros e brincadeiras como: com quem está a bola, dança da cadeira
com bambolês, mamãe pata e seus patinhos, coelho sai da toca, o comandante,
entre outras atividades.
Acredita-se que a
utilização de jogos e brincadeiras tem ganhado força quando usadas como uma
estratégia no processo de ensino e aprendizagem, tendo como forma um trabalho
pedagógico que estimula o raciocínio da criança e favorece no aprendizado dos
conteúdos dentro da sala de aula, e assim o ajudando nas situações do seu
dia-a-dia.
A atividade física no brincar exige da criança um
relativo consumo de tempo e de energia. Apesar disso, os benefícios que estas
atividades trazem superam os gastos, transformando-se assim em um investimento
(BJORKLUND; PELLEGRINI, 2000).
Segundo Lima (1992), o brincar para a criança é como
fonte de lazer, que traz conhecimentos sendo parte integrante das atividades
educativas, pois é no brincar que possibilita o processo de desenvolvimento e
aprendizagem, ou seja, é através do brincar que possibilita o educar. A
brincadeira traz situações nas quais a criança constitui significados da
assimilação dos papéis sociais. Os jogos e as brincadeiras despertam na criança
situações que ela realiza e constrói, adquirindo conhecimento e assumindo
papéis didáticos no processo educativo. O
jogo como estratégia de ensino propõe a criança situações reais ou imaginárias
levando-a a raciocinar, a trocar ideias, a buscar soluções para os desafios
vivenciados durante o jogo. É
pela brincadeira que a criança aprende a dinâmica interna e a estrutura do seu
corpo. Sendo assim, a criança que brinca livremente, à sua maneira esta
comunicando ao mundo ao seu redor seus sentimentos, ideias, fantasias, intercalando
o real do imaginário. Além disso, enquanto a criança brinca ela aprende os
hábitos mais necessários ao seu crescimento, como a persistência, a
perseverança, o companheirismo entre outros. Segundo
Santos (1995) o brincar é, portanto,
uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em
uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de
habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por
meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo.
REFERÊNCIAS
BJORKLUND, D. F.,; PELLEGRINI, A. D. (2000). Child development and evolutionary psychology. Child Development, 71, 1687- 1708
LIMA, Elvira Cristina Azevedo
Souza de. Atividade Da Criança Na Idade
Pré Escolar. Série ideias, FDE. São Paulo: 1992.
SANTOS, Santana Marli Pires
dos, Brinquedoteca: sucata vira
brinquedo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Construído e escrito por:
Universidade do
Oeste de Santa Catarina- UNOESC
Curso – Educação Física
/ Licenciatura
Escola Municipal de
Educação Infantil e Ensino Fundamental Attílio Luiz Calza
Professora Supervisora:
Dalvana Gallina
Coordenadora do
Subprojeto: Andréa Jaqueline Prates Ribeiro
Pibidiana: Diânatan
Sissgler
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