O Programa de
Iniciação à Docência (PIBID) da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Aurélio Pedro Vicari, através da acadêmica do curso de Pedagogia da
UNOESC, e bolsista Adriana Cristina Scain Pinto, juntamente com a professora
Elaine Porch Dias, objetivaram oportunizar aos educandos a desenvolverem o
interesse em realizar a pesquisa geográfica, proporcionando novas formas de
aprendizagem da geografia e estatística, além de integrá-los no trabalho em
grupo em prol de um mesmo objetivo.
Para a confecção do Mapa do Brasil foi necessário
utilizar o retro projetor, cartolinas, papel pardo, isopor e tinta colorida.
Depois de desenhar, pintar e recortar, o mapa foi levado para a sala de aula e
foi sorteada uma região para cada grupo. No grupo eram cinco integrantes, com a
responsabilidade de pesquisar os pontos de destaque de sua região.
Na sequência, considerando a importância do
conhecimento geográfico para os educandos sentimos a necessidade de
possibilitar uma integração coletiva de atividades que instigassem e
desenvolvessem a percepção do espaço, área, capacidade produtiva, ocupação populacional
e a divisão geopolítica do país onde vivemos.
Esta pesquisa proporcionou aos educandos do 5º ano a
possibilidade de demostrar ao grupo escolar as dimensões de cada região do
Brasil. E por isso, esta proposta foi desenvolvida no segundo semestre de 2015,
pretendendo com essa atividade dimensionar a relação de que o “aprender” resulta
em algo positivo, ou seja, incorpora, assimila o conteúdo, dando significado. E
que esse significado favorece a internalização do conteúdo e “objetivo”
trabalhado, levando em consideração o que cada “indivíduo”, educando, possui
uma forma de aprender e se relacionar com os outros.
Sub projeto Pedagogia
Coordenadora de área: Giovana Di Domenico da Silva
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