A atividade citada tem como objetivo proporcionar na alfabetização
uma proposta mais lúdica através do contato direto com as letras do alfabeto
contidas no jogo, assim se inicia um criativo caminho de agregação de “saberes
letrados” na manifestação da elaboração na linguagem escrita.
Essas
atividades envolvem um conjunto de métodos que buscam o aprimoramento e
superação na alfabetização e na construção do conhecimento, desenvolvendo a
imaginação de um mundo de letras que induzirão a escrita de palavras, frases e
pequenos textos.
Entretanto os profissionais da educação
“professores alfabetizadores” necessitam ter a consciência de que os educandos
são sujeitos sociais capazes de se aprimorarem do conhecimento através da
leitura e escrita, de sua vida cotidiana na família e em ambientes letrados.
COMO JOGAR
Cada criança recebe uma cartela.
As fichas ficam num monte, no centro da mesa, viradas para
baixo.
Cada criança, na sua vez, sorteia uma sílaba.
Se esta fizer parte da sua cartela, ela deve completar a
palavra.
Caso contrário, descarta na mesa, virado para cima.
O próximo jogador pode comprar do monte ou da mesa.
Não se deve falar aos jogadores quais sílabas foram
descartadas.
Pois devem tentar ler sozinhos.
Ganha quem completar a cartela primeiro.
enviado e escrito por:
Coordenadora de área: Giovana Di Domenico da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário