JOGO DA VELHA DOS CONHECIMENTOS GERAIS



O  Jogo da velha dos conhecimentos gerais, foi desenvolvido na turma do 4o ano vespertino, pelo subprojeto do PIBID, da Escola de Educação Infantil e Anos Iniciais Attílio Luiz Calza, sob orientação da professora titular da turma Cleunice Dai Prai. O trabalho teve como objetivo principal a fixação dos conteúdos de forma lúdica.
            Foram confeccionados 4 (quatro) jogos grandes para serem melhores de manusear. Todos os jogos possuíam 9 (nove) envelopes com perguntas e respostas. Cada jogo era sobre um conteúdo: História, Geografia, Português e Matemática.
Exemplos:
1) O que são palavras proparoxítonas?
R: São palavras na qual a antepenúltima sílaba deve ser pronunciada mais forte.
2) Qual é o nome do atual prefeito de São Miguel do Oeste?
R: João Carlos Valar
3) Quanto é 6x9?
R: 54
4) Quais são as quatro estações do ano?
R: Primavera, verão, outono e inverno
            A turma foi dividida em 4 (quatro) grupos de 5 (cinco) crianças. Uma criança de cada grupo ficou responsável por realizar as perguntas e verificar se estavam corretas. Os outros do grupo formavam duplas para jogar. Ao iniciar, as perguntas dentro dos envelopes ficavam encima do tabuleiro. Quando acertavam a pergunta colocavam o símbolo no lugar onde estava o envelope, caso errassem o símbolo era colocado pela dupla adversária. Ganhava o jogo quem marcava o trio de símbolos primeiro.  Caso desse velha ganhava a dupla que tivesse mais símbolos no jogo.

            A atividade iniciou com a retomada de conteúdos explicados nas aulas anteriores. Após esse momento, iniciou-se os combinados  sobre as regras do jogo.  Assim que todas as dúvidas foram esclarecidas, deu-se início ao jogo.
Esta atividade lúdica permitiu verificar a importância de usar procedimentos diferenciados, apropriando-se de novos conhecimentos, enriquecendo e facilitando a aprendizagem. O jogo foi muito significativo, pois favoreceu a oportunidade para as crianças fixarem os conteúdos, que muitas vezes além de compreendidos precisam ser memorizados. Além de que encontraram prazer e satisfação, pois jogando a criança se socializa e aprende.
Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e internacional, ou seja, quando alguém está jogando está executando regras do jogo e ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo. (FRIEDMAN, 1996, p. 41)


             Para as crianças o jogo se faz presente através do brinquedo e jogando se encontram e “aprendem a coexistir numa situação de igualdade, criam noções de propriedade, de relacionamento, de respeito e de normas” (REDIN, 2000, p. 65), mas para isso é necessário que o jogo seja mediado no sentido experimental, que tenha valor de estruturação, que tenha condições de considerar as relações, trazendo prazer, de forma lúdica.

            Os jogos como estratégias de ensino projeta na criança vontade e desejos, levando-os a buscar efetivamente sua aprendizagem.
            Nos grupos, alguns alunos comentavam que as perguntas estavam difíceis, e outros que estavam muito fáceis, mesmo que não sabia exatamente todas as respostas. De certa forma, os alunos nos desafiaram/instigaram a pensar em perguntas mais complexas, de acordo com aquilo que já tinham estudado. Durante a atividade demonstraram atitudes de companheirismo, responsabilidade e respeito, que também é um dos objetivos do jogo.

REFERÊNCIAS
FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
REDIM, Euclides. O espaço e o tempo da criança. Porto Alegre: Editora Mediação, ed. 3, 2000. 





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