PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, TRABALHANDO COM A PIRÂMIDE ALIMENTAR.



SUBPROJETO PEDAGOGIA- UNOESC-SÃO MIGUEL DO OESTE-SC
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL  E ENSINO FUNDAMENTAL MARECHAL ARTHUR DA COSTA E SILVA
BAIRRO SALETE- SÃO MIGUEL DO OESTE - SC
COORDENADORA DO SUBPROJETO PEDAGOGIA: Giovana Maria Di Domenico da Silva
SUPERVISORA: Vera Maria Lauermann Herbert.
BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: Marilize Manfé
TURMA: 4º ano
PROFESSORA DA TURMA: Vera Maria Lauermann Herbert.


 O projeto Alimentação saudável, trabalhando com a pirâmide alimentar foi aplicado na turma do 4º ano matutino, da Escola Educação Infantil e Ensino Fundamental Marechal Arthur da Costa e Silva, sob orientação da professora titular da turma Vera Maria Lauermann Herbert. O trabalho objetivou compreender a importância da alimentação saudável, para o ser humano a partir de situações de aprendizagens que envolvam a pirâmide alimentar.
O trabalho foi organizado em três momentos:
1° Momento: Discutir o que é uma pirâmide alimentar, visualizando-a, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida farão alguns exercícios de interpretação e interpretação sobre a pirâmide alimentar.
2° Momento: Em grupos confeccionar em cartolinas e tamanho maior a pirâmide alimentar, usando recortes de livros, revistas, jornais e panfletos. Para posteriormente expor na sala de aula.
3° Momento: Oficina culinária, a partir dos alimentos trazidos pela professora como pão, presunto, queijo, alface e cenoura para montagem o sanduíche saudável com os alunos, para em seguida degustá-lo. Após a degustação escreverão um breve comentário sobre o que vivenciaram no Projeto “Pirâmide Alimentar”.
A seguir relataremos o desenvolvimento do projeto vivenciado com os alunos do 4ºano.

A atividade iniciou com exploração da pirâmide alimentar questionando os alunos sobre o que entendiam e sabiam a respeito do assunto. Os alunos interagiram demonstrando conhecimento prévio sobre o assunto.
Conforme Parolin (2007, p. 84), “além de aprendizagens que o aluno consegue desenvolver em seu processo educacional, é fundamental que ele tenha acesso a diferentes oportunidades de convívio, de interação cultural, de contato com outras formas de pensar e de entender e viver no mundo.”
Exploramos com os alunos a organização da pirâmide, que se apresenta como um tipo de gráfico, para demonstrar a organização dos alimentos. Na sequência foi exposto no quadro uma pirâmide alimentar para que os alunos pudessem observar e em seguida escrevemos o conceito de pirâmide alimentar e suas funções.
Fotografia 1- Exposição da Pirâmide alimentar.

A partir do texto e da observação da imagem da pirâmide os alunos responderam exercícios de interpretação e compreensão de texto e imagem, visando refletir acerca de seus hábitos alimentares.
Após discussão sobre a pirâmide alimentar, foram sorteados grupos, de modo a promover a interação entre os alunos e proporcionar um trabalho coletivo. Nos grupos os alunos confeccionaram cartazes com a pirâmide alimentar utilizando recortes de figuras. Após a confecção dos cartazes, os mesmos foram apresentados ao grande grupo e expostos na sala de aula. Percebemos que os alunos gostaram de montar os cartazes, se envolveram bastante na confecção, esta prática facilita a compreensão dos dados, referente a pirâmide alimentar.
Parafraseando Cunha (2000), o desenvolvimento cognitivo resulta da interação entre criança e as pessoas com quem ela mantém contatos regulares, no caso da escola, o aluno e os professores. Ele enfatiza as construções realizadas pelo sujeito, ou seja, essas construções passam a ser possíveis através da interação do aluno com o seu meio, havendo assim a modificação do papel do professor, o qual passa a ser um facilitador, enquanto o aluno assume a posse das ideias.
Fotografia 2- Grupos confeccionando a Pirâmide alimentar.

           


            Os alunos se envolveram bastante a produção da pirâmide alimentar, o resultado final foi bem significativo pois percebemos que houve o entendimento a respeito do tema do projeto.
Libâneo (1991, p. 57), afirma que:

Os objetivos de ensino são importantes no desenvolvimento do trabalho docente, pois o fato de que a prática educativa é socialmente determinada, respondendo às exigências e expectativas dos grupos e classes sociais existentes na sociedade [...]. A prática educativa atua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos, proporcionando-lhes os meios de apropriação dos conhecimentos e experiências.

            Para finalizar o projeto elaboramos a oficina culinária, com os alimentos trazidos pelos alunos e pela bolsista de iniciação à docência. Preparamos o sanduíche natural, o qual era composto de pão, queijo, presunto, alface, tomate e cenoura. Com os alimentos expostos sobre a mesa, conversamos a respeito da nossa alimentação e a importância de alimentos saudáveis no nosso dia-a-dia.
Fotografia 3 – Oficina culinária.

            Os alunos interagiram bastante com o assunto, muitos solicitaram que no sanduíche não era para colocar cenoura, tomate. Diante das manifestações, conversamos sobre a importância destes alimentos e que faríamos um desafio com eles colocando todos os ingredientes no sanduíche e eles iriam provar, pois só assim aprendemos a gostar de certo alimentos. Foi uma surpresa, todos os alunos comeram e os que não queriam a cenoura e os tomates disseram que gostaram e vão comer sempre esses alimentos, que até então não comiam.
            A atividade foi finalizada com muito sucesso, os alunos gostaram muito do sanduíche e aprenderam bastante com o projeto “Alimentação saudável, trabalhando com a pirâmide alimentar”, eles demonstraram isso no envolvimento nas atividades, e cada aluno certamente levará consigo uma aprendizagem nova, a respeito da alimentação saudável, pois o trabalho prático em sala de aula torna a aprendizagem mais significativa.

REFERÊNCIAS

CUNHA, Marcus Vinicius. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo, Editora Cortez, 1991.

PAROLIN, Isabel Cristina Hierro. Pais e educadores: quem tem tempo de educar. Porto Alegre: Mediação, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário