Bolsistas do Pibid no Recreio Monitorado - PIBID Capinzal


                Percebendo a importância do lúdico para a educação infantil, buscamos com o recreio monitorado envolver as crianças com atividades e jogos que estimulem sua imaginação, desenvolvam suas habilidades motoras e intelectuais e que permitam a interação com os demais colegas fazendo assim com que aprendam a respeitar os limites e as regras da escola.
            Durante os recreios utilizamos jogos e atividades diversificadas, sendo estas intercaladas para que em cada semana se proponha um objetivo, ou motor, ou intelectual, de raciocínio lógico e de todos os sentidos que são necessários estimular para o desenvolvimento da criança. Cabe ressaltar que os jogos e atividades propostos busca também divertir aos alunos, permitindo que eles associem o que estamos propondo às matérias estudadas com o professor regente, bem como relacioná-las com seu dia-a-dia fora da escola.

            Para atingirmos estes objetivos realizamos atividades como:
- Pega peixe: o aluno deve pescar com uma pequena vara os peixinhos que ficam girando. Nesta atividade devem respeitar a fila para poder jogar e auxiliar ao próximo jogador colocando os peixinhos novamente para serem pescados.
- Mãozinhas : bolas de velcro são jogadas para os alunos que estão com uma mão de acrílico revestida também com velcro. Nesta atividade os alunos se dispõem em círculo e a bolsista joga as bolas para que eles encaixem.
- Circuíto: esta atividade é realizada quinzenalmente e são utilizados vários materiais, tais como: cordas, bambolês, barracas, cones, bolas, túnel, colchonetes, escorregador, entre outros.


- Twister: este jogo faz com que os alunos respeitem a ordem da fila e mantenham-se atentos aos movimentos do colega que está jogando. É trabalhada a lateralidade, lógica, equilíbrio, coordenação motora.
- Quebra- cabeça e dominó: estes jogos são com peças grandes com a finalidade de raciocínio e ordem para jogar. Depois cabe à bolsista envolver ao aluno no sentido do jogo, explicando sobre o mesmo, sobre as peças, interagindo sobre a figura que o quebra- cabeça montou.
- Sapo Babão: nesta atividade os alunos fazem também um trabalho respiratório assoprando a espuma do sapo.
- Trilha do João e Maria: os alunos em fila jogam o dado seguindo a trilha e respeitando o que ela pede para fazer. Vence o aluno que chegar ao final. Nesta atividade os alunos percebem os números do dado  e leem o que esta escrito na trilha que conta a histria de Joao e Maria com os personagens da Turma da Mônica.





Subprojeto – Pedagogia
Escola Municipal Belisário Pena- Capinzal
Supervisora : Sonia Lamb
Bolsistas :Camila Marian de Aguiar Kirst, Daniela Fracasso Rekes Mongolt, Andressa Almeida, Daniela Techio, Ana Caroline




Nenhum comentário:

Postar um comentário