Percebendo a importância do lúdico
para a educação infantil, buscamos com o recreio monitorado envolver as
crianças com atividades e jogos que estimulem sua imaginação, desenvolvam suas
habilidades motoras e intelectuais e que permitam a interação com os demais
colegas fazendo assim com que aprendam a respeitar os limites e as regras da
escola.
Durante os recreios utilizamos jogos
e atividades diversificadas, sendo estas intercaladas para que em cada semana
se proponha um objetivo, ou motor, ou intelectual, de raciocínio lógico e de
todos os sentidos que são necessários estimular para o desenvolvimento da
criança. Cabe ressaltar que os jogos e atividades propostos busca também
divertir aos alunos, permitindo que eles associem o que estamos propondo às
matérias estudadas com o professor regente, bem como relacioná-las com seu
dia-a-dia fora da escola.
Para atingirmos estes objetivos
realizamos atividades como:
-
Pega peixe: o aluno deve pescar com uma pequena vara os peixinhos que ficam
girando. Nesta atividade devem respeitar a fila para poder jogar e auxiliar ao
próximo jogador colocando os peixinhos novamente para serem pescados.
- Mãozinhas
: bolas de velcro são jogadas para os alunos que estão com uma mão de acrílico
revestida também com velcro. Nesta atividade os alunos se dispõem em círculo e
a bolsista joga as bolas para que eles encaixem.
-
Circuíto: esta atividade é realizada quinzenalmente e são utilizados vários
materiais, tais como: cordas, bambolês, barracas, cones, bolas, túnel,
colchonetes, escorregador, entre outros.
-
Twister: este jogo faz com que os alunos respeitem a ordem da fila e
mantenham-se atentos aos movimentos do colega que está jogando. É trabalhada a
lateralidade, lógica, equilíbrio, coordenação motora.
-
Quebra- cabeça e dominó: estes jogos são com peças grandes com a finalidade de
raciocínio e ordem para jogar. Depois cabe à bolsista envolver ao aluno no
sentido do jogo, explicando sobre o mesmo, sobre as peças, interagindo sobre a
figura que o quebra- cabeça montou.
-
Sapo Babão: nesta atividade os alunos fazem também um trabalho respiratório
assoprando a espuma do sapo.
-
Trilha do João e Maria: os alunos em fila jogam o dado seguindo a trilha e
respeitando o que ela pede para fazer. Vence o aluno que chegar ao final. Nesta
atividade os alunos percebem os números do dado
e leem o que esta escrito na trilha que conta a histria de Joao e Maria
com os personagens da Turma da Mônica.
Subprojeto – Pedagogia
Escola Municipal Belisário Pena-
Capinzal
Supervisora : Sonia Lamb
Bolsistas
:Camila Marian de Aguiar Kirst, Daniela Fracasso
Rekes Mongolt, Andressa Almeida, Daniela Techio, Ana Caroline
Nenhum comentário:
Postar um comentário