BRINCANDO COM O DADO



PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID
SUBPROJETO PEDAGOGIA - UNOESC-SÃO MIGUEL DO OESTE-SC
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL JUSCELINO KUBITSCHECK DE OLIVEIRA
SÃO MIGUEL DO OESTE - SC
COORDENADORA DO SUBPROJETO PEDAGOGIA: GIOVANA MARIA DI DOMENICO DA SILVA
SUPERVISORA: SIRLEI GOLFETTO
BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: Zaida Pagnhunsat Herbert, Maristela Cristina Ramgrab. 
TURMA: 1º ANO
PROFESSORA TITULAR: Rosalina Dominguez

METODOLOGIA
O trabalho teve inicio explorando a letra D, partindo do conhecimento que os alunos já possuiam com palavras que começavam com a letra D. Posteriormente, foi analisado palavras que possuiam a letra D. Foi explorado a palavra dado, buscando identificar quantas letras, quantas vogais e quantas sílabas possuia essa palavra.



Após essa discussão foi confeccionado um dado através de pintura, recorte e colagem.

Foi realizada a brincadeira com o dado, sendo que os resultados obtidos foram registrados para efetuar a soma dos pontos e possibilitar a contagem envolvendo as crianças.

AVALIAÇÃO
A brincadeira com o dado oportunizou aos alunos  desenvolver a criatividade , a comunicação e o raciocínio. As crianças identificaram a letra D em várias palavras partindo das que já conheciam e também outras que com a mediação conseguiram identificar a letra D e assim conhecer novas palavras.
A atividade promoveu a aprendizagem de conceitos básicos da matemática: soma e formato de figuras geométricas.
As crianças interagiram cooperativamente se ajudando mutuamente durante a colagem e confecção do dado, assim pode-se avaliar qualitativamente e quantitativamente atingindo um ótimo resultado.












Nenhum comentário:

Postar um comentário