Atividade desenvolvida: Reescrita de cantiga e atividade com papel crepom.



PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA - PIBID
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
Campus: São Miguel do Oeste –SC
Subprojeto: Pedagogia
Coordenadora: Giovana Maria Di Domenico Silva
Supervisora: Sirlei Fátima Werlang Golfetto                                                                         
Bolsista de Iniciação à Docência: Eduarda Deitos
Escola: E.M.E.I.E.F. Juscelino Kubistcheck de Oliveira

Turma: 1º ano                    
Data da aplicação: Início de maio

Sabemos que as letras e seus sons são a base das palavras que lemos. Para ensinar uma criança as letras e seus sons, é preciso dar significado a elas fazendo com que as crianças/alunos as reconheçam e identifiquem. Esse reconhecimento de letras e os seus sons podem ser ensinados de formas diferentes e lúdicas, logo que a criança mostra interesse em letras e sons. Com isso, podemos citar o trabalho com músicas e cantigas infantis que traz muito prazer para as crianças. A ação musical deve induzir comportamentos motores, que direcionam as atividades lúdicas de alfabetização, facilitando a compreensão e associação dos códigos linguísticos, gerando uma construção do saber.
Outro método utilizado no processo de alfabetização é a reescrita de cantigas. O trabalho com reescrita é fundamental para o início do desenvolvimento do ensino da produção de texto, pois parte de textos já conhecidos pelos alunos. Dessa forma, a uma maior preocupação com a linguagem escrita e não com a criação.
Relataremos o desenvolvimento de uma atividade que foi continuação do trabalho da professora titular da turma, a qual vinha trabalhando com a grafia e o som da letra B, através de uma cantiga infantil chamada “Borboletinha”. Realizamos atividades lúdicas que desenvolvem a coordenação motora, a leitura e a escrita dos alunos.
Objetivos:
·         Proporcionar momentos de observação, reflexão e compreensão sobre o processo de leitura e reescrita de uma cantiga de memória.
·         Compreender que a escrita tem relação com a fala.
·         Desafiar os educandos para realizar a reescrita da cantiga.
·         Compreender o processo de leitura e escrita através da ludicidade.
Passo a passo:
·         Inicialmente lemos e cantamos a música/cantiga borboletinha;

 
·         Confeccionamos as asas da borboleta em dupla utilizando papel crepom colorido, tesoura, cola e folhas brancas. Depois foi realizada a exposição dos trabalhos em um mural da escola.


·         Os alunos sentaram em duplas para a realização da reescrita da cantiga, onde um aluno ditou a música para o outro escrever e assim, vice-versa. Utilizamos para realizar  esta atividade folhas A3, lápis de escrever e borrachas.    

Avaliação:
As crianças realizaram a atividade com alegria, pois já conheciam a cantiga utilizada. Adoraram cantá-la, fazer a reescrita e a confecção das borboletas em duplas, pois isso facilitou a realização das atividades, fazendo com que se tornasse algo lúdico, divertido. Com a atividade da confecção das borboletas, percebemos que muitos alunos possuem dificuldades com a coordenação motora fina e, que é preciso trabalhar mais isso com eles. Também notamos algumas dificuldades na elaboração da reescrita em alguns alunos que, também terão que ser trabalhados para que haja um melhor desenvolvimento na escrita de cada um.
    .









Nenhum comentário:

Postar um comentário