O Esporte Futsal Na Escola




Segundo (Baseggio, 2011, apud Coneglian; Silva, 2013) acredita-se que o futsal surgiu das peladas de várzea que começaram a ser adaptadas às quadras de basquete e pequenos salões na década de 30 no Uruguai. No Brasil foi introduzida através da Associação Cristã de Moços (A.C.M.), em São Paulo entre os anos de 1948/49, a dedicação foi tanta que logo conseguiu o reconhecimento popular e tornou-se um esporte oficial. Nas décadas de 60 e 70, o Futsal começou a ser regulamentado e ganhar o continente. Por fim, criou-se então a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), no Rio de Janeiro, hoje funcionando dentro da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
 A prática das atividades físicas na Educação Física escolar favorece aspectos como melhora dos processos mentais, a integração do indivíduo ao grupo, autoconhecimento, percepção corporal, temporal e espacial, domínio das habilidades e destrezas físicas entre outros.
 Os principais objetivos da Educação Física é o despertar para o prazer de aprender a aprender; Potencializar a capacidade de criar e recriar situações de aprendizagem; ampliar a capacidade de comunicação; Prevenir dificuldades relacionais, emocionais, motoras e de aprendizagem; Incentivar a autoestima e facilitar a socialização; Prevenir dificuldades relacionais de desenvolvimento e de aprendizagem; Exercer uma prática terapêutica no caso de dificuldades relacionais de desenvolvimento e de aprendizagem já instalados; oportunizar uma estruturação mais saudável da personalidade; Estimular posturas positivas frente a si, ao outro e ao mundo (SANTOS, 2007, p.9).

 Dentre a infinidade de ambientes que as crianças aproveitam para suas práticas esportivas, o espaço escolar é o mais utilizado pelos alunos, nas mais diversas atividades, para suas brincadeiras, conversas ou jogos em geral. Muitos alunos usam esses espaços para praticarem esportes, a exemplo de jogar bola em dupla, jogar bola com o tamanho da trave reduzida e sem goleiro, entre outros. Por inúmeras vezes, os alunos, no auge da sua criatividade, improvisam bolinhas de papel para fazerem uso nos corredores, pátios, e até mesmo nas salas de aula, com a finalidade de “brincar de bola” nestes espaços, desta forma eles se utilizam do esporte e de suas características dentro da escola, que são institucionalizados para a prática esportiva. (SANTANA, 2006, p. 01).



Os valores alcançados através do jogo esportivo, como a interiorização das regras, a colaboração, a aceitação da autoridade, a disciplina, a iniciativa e a superação de si mesmo, configuram uma constelação de condutas positivas, construtivas e integradoras, que se encontram presentes no sistema de valores que cada um assume para si mesmo e com sua maneira de viver (BASEGGIO, 2011, p.6).
Sabemos que boa parte do sucesso quanto de aprendizado do futsal tem a ver com a participação do aluno na aula, isto é, com a quantidade de gestos/ações que ele realiza em aula. Isso é alcançado mediante alguns procedimentos. Portanto, o procedimento de racionalizar a aula se refere a torná-la eficiente, econômica, sem desperdícios (de tempo, de espaço). Para tanto, o professor deverá controlar o número de alunos, o material e o espaço disponível, o tempo destinado à atividade. Deve coordená-los de modo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar da aula generosamente. (SANTANA, 2006, p. 01).
De acordo com o autor acima no futsal atual, das aulas de Educação Física até o nível mais elevado desta modalidade, que é o alto rendimento, são utilizados pelos professores e treinadores os jogos de inteligência. Esses jogos são constantemente empregados para simular algo que venha acontecer durante um jogo de futsal, a exemplo, superioridade numérica, passes rápidos, entre outros. Mas essas atividades são principalmente utilizadas para melhorar a aprendizagem motora, aprendizagem cognitiva / afetiva e principalmente as capacidades coordenativas dos alunos.
Contudo, não se pode deixar de ressaltar que devemos respeitar as faixas etárias dos alunos, pois cada idade tem seu desenvolvimento e deve-se procurar provocar nesses alunos o interesse em pensar antes de agir, sempre respeitando as características próprias de sua idade. “O interessante é perceber que quem pensa sobre o que fez ou fará poderá fazer melhor. Não basta praticar é preciso pensar.” (SANTANA, 2002, p. 02).
De acordo com o autor acima sempre devemos proporcionar atividades para tornar o aprendizado do aluno cada vez mais produtivo e efetivo, devemos usar o recurso das atividades lúdicas, o que vai fazer com que os alunos aprendam se divertindo e brincando com as atividades. Esse é um recurso muito importante que deve ser usado dentro das aulas de futsal, fazer com que o aluno tenha um carinho especial pela atividade e pelo brinquedo utilizado durante o jogo.
Dessa forma com essas atividades lúdicas, o professor faz com que os alunos interajam com os brinquedos que são utilizados nas aulas como: bolas, cones, linhas da quadra, bambolês, trave, entre outros, tudo isso permeando as aulas de futsal e se utilizado do lúdico como uma grande ferramenta na construção de todo o processo de desenvolvimento dos alunos.
Portando, as atividades lúdicas deveriam permear o ensino do futsal porque despertam o interesse da criança, inaugurando uma relação afetiva intensa, que, por sua vez, desencadeará a estimada vontade de conhecer, que exigirá, do sujeito, realizar ajustes (adaptações), que culminará em conhecimento, isto é, em novo patamar de conhecimento. (SANTANA, 2011, p. 02).


Referências


BASEGGIO, T.S. Oficinas sócio-educativas de futsal como ações complementares no processo educacional. Ebookbrowse, 2011.


SANTOS, J.P.G. A importância da Educação Física no desenvolvimento da psicomotricidade. [Monografia]. Rio de Janeiro, 2007.

SANTANA, Wilton Carlos. Aulas Eficientes. Londrina, dez. 2006. Disponível em http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciacao.aspx?id=79. Acesso em 18 de novembro de 2012.

______. Treinamento e criatividade. Londrina, set. 2009. Disponível em http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciacao.aspx?id=63. Acesso em 18 de novembro de 2012.
 ______. 15 dicas pedagógicas para ensinar futsal. Londrina, out. 2007. Disponível em http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciacao.aspx?id=72. Acesso em 18 de novembro de 2012.
 ______. A relação com a bola. Londrina, abr. 2007. Disponível em http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciacao.aspx?id=75. Acesso em 18 de novembro de 2012. 

Escrito e construído por:

 



Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC
Curso – Educação Física / Licenciatura
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental   Attílio Luiz Calza
Professora Supervisora: Dalvana Gallina
Coordenadora do Subprojeto: Andrea Jaqueline Prates Ribeiro
Pibidiana: Elis Carla Guerra












Nenhum comentário:

Postar um comentário