Na escola Aurelio Pedro Vicari, foram
confeccionados jogos gigantes no intuito de oferecer aos estudantes
oportunidades de desfrutar de brincadeiras diferentes das quais os mesmos
estavam acostumados. Utilizar o jogo na educação significa transportar para o
campo ensino aprendizagem condições para maximizar a construção do
conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade
de iniciação e ação ativa e motivadora. (KISHIMOTO, 2005). Esta é uma
estratégia de utilizar outras formas para estimular o raciocínio lógico e a
coordenação motora.
Desta forma o jogo e a brincadeira desempenham
funções afetivas e intelectuais básicas no processo de desenvolvimento
educacional. O jogo e a brincadeira se apresentam como uma atividade dinâmica
que vem estimular um ambiente favorável e que instigue o desafio e a
compreensão de regras impostas, para que permitam a busca de um caminho
diversificado de resolução de problemas, sendo assim constituem-se em
importantes recursos para o processo ensino-aprendizagem na escola. Os jogos
possibilitam a intervenção na reflexão do aluno exigindo do professor um
exercício crítico em busca de alternativas que permitam uma ampla participação
dos alunos nas aulas de Educação Física. (ARANÃO, 1996).
Foram confeccionados os seguintes jogos: Corrida
de Tartarugas acerte a boca do palhaço, xadrez, jogo da velha e Salto. Os
materiais usados para a confecção dos mesmos são recicláveis, como banners não
mais utilizados, litros descartáveis, caixas de papelão, isopores e TNT, no
intuito de repassar para os alunos como materiais usados, que iriam para o
lixo, podem ser reutilizados, repassando assim para os mesmos a ideia da
reciclagem.
Os jogos são usados tanto em aula normal, quanto
em recreio monitorado, torneios interescolares, projetos extraclasses,
piqueniques e festividades organizadas pela escola.
REFERENCIAS:
KISHIMOTO, Tizuco M. (Org.). Jogo, Brinquedo,
Brincadeira e a Educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ARANÃO, Ivana Valéria Denófrio. A matemática
através de brincadeiras e jogos. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.
Construído e escrito por:
Coordenadora
subprojeto Educação Física de São Miguel do Oeste (UNOESC): Andréa Jaqueline
Prates Ribeiro
Acadêmicos
bolsistas ID: Kelvin Emilio Sierota, Rodrigo Molinet.
Supervisor
: Igor Mercaus
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