Jogos Gigantes e Brincadeiras



Na escola Aurelio Pedro Vicari, foram confeccionados jogos gigantes no intuito de oferecer aos estudantes oportunidades de desfrutar de brincadeiras diferentes das quais os mesmos estavam acostumados. Utilizar o jogo na educação significa transportar para o campo ensino aprendizagem condições para maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora. (KISHIMOTO, 2005). Esta é uma estratégia de utilizar outras formas para estimular o raciocínio lógico e a coordenação motora.
Desta forma o jogo e a brincadeira desempenham funções afetivas e intelectuais básicas no processo de desenvolvimento educacional. O jogo e a brincadeira se apresentam como uma atividade dinâmica que vem estimular um ambiente favorável e que instigue o desafio e a compreensão de regras impostas, para que permitam a busca de um caminho diversificado de resolução de problemas, sendo assim constituem-se em importantes recursos para o processo ensino-aprendizagem na escola. Os jogos possibilitam a intervenção na reflexão do aluno exigindo do professor um exercício crítico em busca de alternativas que permitam uma ampla participação dos alunos nas aulas de Educação Física. (ARANÃO, 1996).
Foram confeccionados os seguintes jogos: Corrida de Tartarugas acerte a boca do palhaço, xadrez, jogo da velha e Salto. Os materiais usados para a confecção dos mesmos são recicláveis, como banners não mais utilizados, litros descartáveis, caixas de papelão, isopores e TNT, no intuito de repassar para os alunos como materiais usados, que iriam para o lixo, podem ser reutilizados, repassando assim para os mesmos a ideia da reciclagem.
Os jogos são usados tanto em aula normal, quanto em recreio monitorado, torneios interescolares, projetos extraclasses, piqueniques e festividades organizadas pela escola.








REFERENCIAS:
KISHIMOTO, Tizuco M. (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ARANÃO, Ivana Valéria Denófrio. A matemática através de brincadeiras e jogos. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996. 

Construído e escrito por:


Coordenadora subprojeto Educação Física de São Miguel do Oeste (UNOESC): Andréa Jaqueline Prates Ribeiro
Acadêmicos bolsistas ID: Kelvin Emilio Sierota, Rodrigo Molinet.
Supervisor : Igor Mercaus
 



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