SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA UNOESC JOAÇABA
O Programa PIBID Educação Física no campus de Joaçaba, tem como objetivo oportunizar aos acadêmicos a vivência no processo pedagógico, de modo intervir na promoção da saúde e qualidade de vida dos escolares por meio da orientação de atividades físicas nas aulas de Educação Física, bem como promover encontros temáticos de conscientização dos estudantes sobre as práticas de atividade física e saúde na melhora da qualidade de vida. Ainda, favorecer o desenvolvimento das habilidades motoras dos estudantes, e analisar as características dos programas de Educação Física Escolar oferecidos pela rede estadual e municipal de ensino fundamental dos municípios de Joaçaba, Luzerna e Herval D Oeste (SC), de modo a determinar o nível de atividade física e as capacidades físicas dos escolares, investigando os comportamentos de risco, mediante levantamento de informações sobre práticas alimentares, fatores motivacionais relacionados a prática da Educação Física e nível de intensidade dos esforços físicos a que os mesmos são submetidos.
Desde a implantação do Projeto em março de 2014, o grupo de bolsistas acadêmicos e professores tem se reunido quinzenalmente para discutir as ações de implementação e atuação no Programa.
Por conta do conjunto de ações de transposição didática previstos, como análise dos documentos prescritivos, da estrutura diretiva e pedagógica da escola, perfil, objetivos e necessidades das escolas e dos alunos, recursos físicos e pedagógicos disponíveis e das metodologias de ensino, além da atuação junto com o Professor de Educação Física no auxílio e exercício da docência, foram elaboradas e estão em fase de execução, quatro ações específicas:
- EEB Oscar Rodrigues da Nova: tem como objetivo proporcionar a integração entre as famílias e a escola, para que os educandos tenham oportunidades de vivenciar a união, a partilha, a cooperação e o dinamismo entre colegas, professores e familiares num ambiente de confraternização e socialização. O projeto a ser desenvolvido será composto pela Gincana Escolar e pelas atividades extraclasse: escolinha de futsal, badminton e judô, reforço escolar, apresentações culturais para a Pastelada Junina, apresentações para o Sarau da Poesia, restauração e pintura do muro da escola, palestras educativas, campanha do corte de cabelo, mural da Copa do Mundo, ações de incentivo à leitura, confecção de brinquedos com material sucata, eventos esportivos e o Almoço de Confraternização, que proporcionarão aos alunos o desenvolvimento da cidadania, o respeito às regras, a cooperação, o trabalho em equipe, favorecendo a integração entre os participantes e a tomada de decisões.
- Centro Educacional Roberto Trompowsky: O recreio vem sendo um dos grandes problemas enfrentados pela maioria das escolas, pois é neste curto espaço de tempo que todos os alunos se reúnem. Transformá-lo em um momento lúdico e prazeroso, bem como a organizar e entreter os alunos, proporcionando uma maior integração é desafiador. Com intuito de diminuir conflitos, pequenos acidentes e possibilitar outras vivências corporais, o Projeto Recreio Divertido visa oferecer brincadeiras e jogos dirigidos durante o momento do Recreio Escolar.
- EM Prof. Cruz e Sousa: O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos, sendo uma experiência humana rica e complexa. O objetivo do projeto é a elaboração de brinquedos com materiais reutilizáveis para a prática de Educação Física na escola, fazendo com que os alunos utilizem esses materiais para a prática de jogos competitivos, recreação, lazer e diversos esportes que fazem parte de nossa cultura, resgatando valores com brincadeiras antigas e cooperativas.
- EM São Francisco: A escola enfrenta alguns desafios durante o intervalo do recreio. A proposta de intervenção é trabalhar com os mais diversos jogos de cunho recreativo, esportivo e cultural, brinquedos alternativos como jogo da lata, bolinha de gude e brincadeiras de baixa intensidade como os jogos sensoriais para que os alunos não voltem cansados para a sala de aula. As atividades serão realizadas no pátio da escola, no campo, no ginásio, bem como utilizando as mesas de tênis de mesa, pebolim e outros jogos de mesa, para realização de jogos, e o espaço destinado ao mesmo. Ainda, serão realizadas atividades como mímicas, bola de gude, peteca, amarelinha, chincha ou jogo das pedrinhas, trilha (Jogos de tabuleiro), peão e bilboquê.
Mini-Oficina de Formação – Educação Física e Inclusão - Foi realizada no final de maio a Mini-Oficina de Formação com a temática “Educação Física e Inclusão” por meio de web conferência. Participaram todos os projetos do PIBID Educação Física da Unoesc, onde foi possível socializarmos questões específicas, uma vez que esta temática faz parte do cotidiano da Educação Física. Foi socializado o vídeo “Cuerdas” e na sequência o Prof. Dagmar Bittencourt Mena Barreto compartilhou suas vivências na área, contribuindo para as reflexões e discussões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário