QUEBRA CABEÇA GIGANTE DO MAPA GEOGRÁFICO DO BRASIL




O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aurélio Pedro Vicari, através da acadêmica do curso de Pedagogia da UNOESC, e bolsista Adriana Cristina Scain Pinto, juntamente com a professora Elaine Porch Dias, objetivaram oportunizar aos educandos a desenvolverem o interesse em realizar a pesquisa geográfica, proporcionando novas formas de aprendizagem da geografia e estatística, além de integrá-los no trabalho em grupo em prol de um mesmo objetivo. 








Para a confecção do Mapa do Brasil foi necessário utilizar o retro projetor, cartolinas, papel pardo, isopor e tinta colorida. Depois de desenhar, pintar e recortar, o mapa foi levado para a sala de aula e foi sorteada uma região para cada grupo. No grupo eram cinco integrantes, com a responsabilidade de pesquisar os pontos de destaque de sua região.
Na sequência, considerando a importância do conhecimento geográfico para os educandos sentimos a necessidade de possibilitar uma integração coletiva de atividades que instigassem e desenvolvessem a percepção do espaço, área, capacidade produtiva, ocupação populacional e a divisão geopolítica do país onde vivemos.
Esta pesquisa proporcionou aos educandos do 5º ano a possibilidade de demostrar ao grupo escolar as dimensões de cada região do Brasil. E por isso, esta proposta foi desenvolvida no segundo semestre de 2015, pretendendo com essa atividade dimensionar a relação de que o “aprender” resulta em algo positivo, ou seja, incorpora, assimila o conteúdo, dando significado. E que esse significado favorece a internalização do conteúdo e “objetivo” trabalhado, levando em consideração o que cada “indivíduo”, educando, possui uma forma de aprender e se relacionar com os outros. 


Sub projeto  Pedagogia

Coordenadora de área: Giovana Di Domenico da Silva

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