OBJETIVO: Proporcionar
aos educandos momentos de compreensão das letras do alfabeto, através do
lúdico, priorizando as letras que são utilizadas para formar o seu nome.
Nesta atividade participaram
13 crianças.
Iniciou-se
a atividade entregando para cada educando um cartão com os nomes de alguns
colegas, em seguida cada um coloriu a cartela que recebeu.
Quando
terminaram de colorir, foi explicado o que seria feito, explicou-se que era um
bingo dos nomes e que iria ser sorteado algumas letras do alfabeto para ir
colocando o feijão na determinada letra.
O desenho, linguagem para a arte e para
a ciência, estimula a exploração do universo imaginário. Entender o desenho
apenas como a representação do visível é confirmar uma das dicotomias
inventadas pela nossa civilização: é comer apenas a metade da maça. O desenho é
pensamento visual. [...] A observação, a memória e a imaginação estão sempre
presentes. (DERDYK, p. 132. 1994).
Em seguida entregou-se um pouco de feijão para
cada educando começar a atividade.
Quando
eles terminaram de colorir, explicou-se que a brincadeira a ser realizada seria
o bingo dos nomes, onde iria ser sorteadas algumas letras do alfabeto e quem
tivesse a letra sorteada colocaria um grão de feijão em cima da letra. Venceria
quem completasse a cartela de todos os nomes primeiro.
Cada
educando que completava a sua cartela vinha até a frente e lia para os colegas
os nomes que estavam escrito.
O jogo como promotor de aprendizagem e
do desenvolvimento passa a serconsiderado nas praticas escolares como importante
aliado para o ensino, já que coloca o aluno diante de situações lúdicas como o
jogo pode ser uma boa estratégia para aproximá-los dos conteúdos culturais a
serem vinculados na escola. (KISHIMOTO, 1993, p.13)
Os
jogos podem e devem ser usados como um meio para promover a aprendizagem. Os
jogos possibilitam desenvolver e estimular os educandos em diversas situações,
tais como: o educador pode analisar e avaliar a aprendizagem; verificar onde
determinados educandos têm mais dificuldades; quais são as competências e potencialidades envolvidas, construindo o processo de
ensino-aprendizagem com diferentes meios e estratégias. Os jogos contribuem
para a realização de um trabalho onde o educando tenha mais estímulos e motivação
para seu desenvolvimento escolar e social.
Avaliação:
A atividade foi bem interessante, pois pode-se perceber
que muitos educandos ainda têm dificuldades de reconhecer determinadas letras,
muitas vezes precisou-se mostrar para eles qual letra era. Percebeu-se que
faltou bastante atenção e concentração dos educandos, pois muitas vezes
acabavam não marcando todas as letras.
REFERÊNCIAS
DERDYK,
Edith. Formas de pensar o desenho. 2
ed. São Paulo: Editora Scipione, 1994
KISHIMOTO,
T. M. Jogos infantis: o jogo, a
criança e a educação. Petrópolis:
RJ:Vozes,
1993.
Escrito e realizado por:
SUBPROJETO
PEDAGOGIA- UNOESC- SÃO MIGUEL DO OESTE - SC.
ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL JUSCELINO KUBITSCHECK DE
OLIVEIRA. BAIRRO: ESTRELA – SÃO MIGUEL DO OESTE- SC
COORDENADORA DO SUBPROJETO
PEDAGOGIA: Giovana Maria Di Domenico Silva
SUPERVISORA:
Sirlei Fátima Werlang Golfetto.
BOLSISTA: Keila Regina Kleinert
TURMA: 1º ano vespertino.
Atividade desenvolvida: Bingo dos nomes
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