Alfabetização



OBJETIVO: Proporcionar aos educandos momentos de compreensão das letras do alfabeto, através do lúdico, priorizando as letras que são utilizadas para formar o seu nome.

Nesta atividade participaram 13 crianças.
Iniciou-se a atividade entregando para cada educando um cartão com os nomes de alguns colegas, em seguida cada um coloriu a cartela que recebeu.


Quando terminaram de colorir, foi explicado o que seria feito, explicou-se que era um bingo dos nomes e que iria ser sorteado algumas letras do alfabeto para ir colocando o feijão na determinada letra.
O desenho, linguagem para a arte e para a ciência, estimula a exploração do universo imaginário. Entender o desenho apenas como a representação do visível é confirmar uma das dicotomias inventadas pela nossa civilização: é comer apenas a metade da maça. O desenho é pensamento visual. [...] A observação, a memória e a imaginação estão sempre presentes. (DERDYK, p. 132. 1994).

 Em seguida entregou-se um pouco de feijão para cada educando começar a atividade.


Quando eles terminaram de colorir, explicou-se que a brincadeira a ser realizada seria o bingo dos nomes, onde iria ser sorteadas algumas letras do alfabeto e quem tivesse a letra sorteada colocaria um grão de feijão em cima da letra. Venceria quem completasse a cartela de todos os nomes primeiro.
Cada educando que completava a sua cartela vinha até a frente e lia para os colegas os nomes que estavam escrito.

O jogo como promotor de aprendizagem e do desenvolvimento passa a serconsiderado nas praticas escolares como importante aliado para o ensino, já que coloca o aluno diante de situações lúdicas como o jogo pode ser uma boa estratégia para aproximá-los dos conteúdos culturais a serem vinculados na escola. (KISHIMOTO, 1993, p.13)

Os jogos podem e devem ser usados como um meio para promover a aprendizagem. Os jogos possibilitam desenvolver e estimular os educandos em diversas situações, tais como: o educador pode analisar e avaliar a aprendizagem; verificar onde determinados educandos têm mais dificuldades; quais são as competências e potencialidades envolvidas, construindo o processo de ensino-aprendizagem com diferentes meios e estratégias. Os jogos contribuem para a realização de um trabalho onde o educando tenha mais estímulos e motivação para seu desenvolvimento escolar e social.


           
Avaliação:
            A atividade foi bem interessante, pois pode-se perceber que muitos educandos ainda têm dificuldades de reconhecer determinadas letras, muitas vezes precisou-se mostrar para eles qual letra era. Percebeu-se que faltou bastante atenção e concentração dos educandos, pois muitas vezes acabavam não marcando todas as letras.

REFERÊNCIAS

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. 2 ed. São Paulo: Editora Scipione, 1994

KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis:
RJ:Vozes, 1993.

Escrito  e realizado por:

SUBPROJETO PEDAGOGIA- UNOESC- SÃO MIGUEL DO OESTE - SC.
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL JUSCELINO KUBITSCHECK DE OLIVEIRA. BAIRRO: ESTRELA – SÃO MIGUEL DO OESTE- SC
COORDENADORA DO SUBPROJETO PEDAGOGIA: Giovana Maria Di Domenico Silva
SUPERVISORA: Sirlei Fátima Werlang Golfetto.
BOLSISTA: Keila Regina Kleinert
TURMA: 1º ano vespertino.
Atividade desenvolvida: Bingo dos nomes


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