E.E.B.Inspetor Eurico Rauen resgatando conhecimentos no trabalho com o PIBID/SUBPROJETO PEDAGOGIA

Os Projetos PIBID/PEDAGOGIA (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) mantido pela CAPES e desenvolvido pela UNOESC Videira e Mais Educação, da Escola Eurico Rauen realizaram no dia 25 de fevereiro de 2015, uma aula de estudo, na Comunidade de Santa Lucia no sitio da Família Testolin. O passeio teve como objetivo fazer um resgate histórico, vivenciando na pratica a realização das atividades vitiviniculturas de nosso município, trazendo prazer, satisfação no conhecimento , no desenvolvimento e no aprendizado dos alunos.
                            Coordenador de área: Geraldo Viecelli.





APRENDENDO ATRAVÉS DA LUDICIDADE


As professoras juntamente com as bolsistas do PIBID do 1º e 2º ano trabalharam, o Lúdico, ensinando  os conteúdos através de materiais diversificados  tangram, jogos  e materiais concretos: como material dourado,   sistema monetário, palitos, jogos, dentre outros... O Lúdico é importante pois é feito de momentos onde o aluno aprende, a partir da brincadeira, do brincar e dos jogos. Exercitando a ludicidade. 

Subprojeto Pedagogia- São Miguel do Oeste




PIBID Subprojeto Capinzal: MÚSICA

Tua mão na minha
 De acordo com a proposta da direção e coordenação da Escola Belisário Pena Sobrinho os bolsistas  transformaram  a literatura “Tua mão na minha” da escritora Eloi Elisabete Bocheco, após terem feito a leitura da mesma,  em um teatro de sombras  musicado. Inicialmente a atividade foi apresentada como forma de sinopse do livro, para  apresentar e  incentivar a leitura para  5º ano. Após a conclusão da elaboração do teatro,  dos personagens e cenário foram realizadas diversas apresentações.  O Teatro musicado foi  apresentado para todos os alunos  de 3º a 5º ano da Escola. E durante a Mostra Interna ,  pais e convidados, realizada para expor o trabalho de todas as turmas.
Devido aos elogios recebidos foi apresentado  durante a  I Jornada Literária de Capinzal, para todos os alunos da rede municipal, para a autora do livro, Eloí Elisabete Bocheco, e público em geral. Também foi apresentado para pais e professores do município como atração antes da palestra da escritora Maria Tereza Maldonado.




PIBID CHAPECÓ Educação Física "CAPOEIRA"


SOBRE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - Subprojeto Educação Física São Miguel do Oeste.

M. E .I. E. F. ATTÍLIO LUIZ CALZA – BAIRRO SANTA RITA- SMO/SC.
Acadêmicas envolvidas: Karin, Janaina, Elis.        Profª Dalvana Gallina.

Foram desenvolvidos com os alunos do 4º ano, trabalhos sobre saúde e qualidade de vida. Nesses foram trabalhados pontos fortes sobre a importância da alimentação correta e prevenção da obesidade e a pratica de atividades físicas.
Realizamos um texto coletivo do que as crianças sabem sobre o assunto.
DIÁLOGO COM OS ALUNOS SOBRE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. TEXTO PRODUZIDO COLETIVAMENTE COM OS ALUNOS DO 4° ANO.  EDUCAÇÃO FÍSICA
Nós devemos lavar bem as mãos e os alimentos, antes de consumi-los. Não comer salgadinhos, chocolates balas, refrigerantes, muita fritura, devemos consumir alimentos  naturais e saudáveis. Comer saladas, feijão, arroz, carne, tomar muita água e sucos naturais principalmente no verão. Se nos  alimentarmos  de forma incorreta, com produtos somente industrializados, podemos ocasionar muitos problemas ficando doentes, obesos...                              Devemos praticar esportes, ser ativo, caminhar realizar corridas, ser uma pessoa ativa. Cuidar do corpo, ter uma boa higiene pessoal e com o meio em que se vive. Tomar banho todos os dias, escovar os dentes, ter acompanhamento médico, não ingerir medicamentos sem receituário.  Precisamos ter amigos, ter lazer momentos com pessoas amigas e de bom astral ... Sair para passear.  Ter cuidado com a natureza, não jogar lixo nas ruas não poluir o meio ambiente.

Após realizou-se a confecção de dois painéis , um de alimentação saudável e outro de não saudável.
Os educandos realizaram uma exposição e orientação sobre  qualidade de vida nas demais turmas da escola.
Em crianças e adolescentes, um maior nível de atividade física contribui para melhorar a qualidade de vida e reduzir a prevalência de obesidade. Ainda, é mais provável que uma criança fisicamente ativa se torne um adulto também ativo.